(Foto: Divulgação)

Aparecida de Goiânia é uma das primeiras cidades do Centro-Oeste a aplicar o conceito de Cidade Inteligente, por meio do projeto Cidade Digital. O plano prevê  implementação de hostpots em praças e parques da cidade e 600 câmeras de videomonitoramento, o investimento inicial é de R$ 55 milhões. O lançamento do projeto será feito pelo prefeito Gustavo Mendanha na tarde desta quinta-feira (20).

A iniciativa marca o início da primeira etapa de execução do projeto Cidade Inteligente (Smart City), que tem como intuito adotar ações eficazes para fazer de Aparecida uma cidade conectada, integrando todos os setores da administração e da sociedade a fim de desburocratizar o atendimento e universalizar o acesso a todos os serviços. Isso permitirá maior controle de gastos públicos e melhoria nas tomadas de decisões baseadas em informações cada vez mais precisas.

O projeto Cidade Digital integra o programa “Soluções urbanas para cidadãos inteligentes”, que já recebeu três prêmios e foi criado para suprir as necessidades da cidade de forma ágil e eficiente. A fase inicial do projeto abrange 4 ações principais: a instalação de 540 km de cabeamento óptico, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de uma data center próprio.