A Prefeitura de Aparecida estima reduzir em pelo menos 30% os custos com deslocamento de servidores (Foto: Wigor Vieira)

 

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou nesta sexta-feira (17) o novo aplicativo Siga – Sistema Integrado de Gestão de Automóveis. A plataforma digital funciona de forma semelhante a outros aplicativos, como Uber e 99 POP, mas com viagens restritas aos servidores durante o serviço e frota composta de carros pertencentes à Prefeitura.

Segundo a administração do município, a economia detectada pela Diretoria de Carros Leves durante os testes do aplicativo chegou a 43% na quilometragem e 23% no consumo de combustível, o que representa custo mais baixo com deslocamento de servidores.  A estimativa é reduzir os gastos com transporte individual em pelo menos 30%. “A ideia é que no futuro possamos reduzir a nossa frota”, disse o prefeito Gustavo Mendanha.

O aplicativo já usado pela Prefeitura do Recife (PE), que cedeu o app sem custo para utilização em Aparecida. A administração da cidade informou que a frota de veículos leves caiu de 1.000 para 700 carros, em poucos meses, na capital pernambucana. A expectativa do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida, professor Cleomar Rocha, é que Aparecida também consiga econimizar.

Rocha disse que a redução em Recife só foi possível porque o Siga permite o compartilhamento do carro, transportando ao mesmo tempo servidores que estiverem indo para locais próximos, mesmo sendo eles de diferentes secretarias. Gustavo Mendanha comentou que o Siga vai proporcionar economicidade de recursos públicos e tempo.