A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (4) em todo o país. Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima vacinar 519.378 moradores que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação da primeira fase, que de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde (MS), contemplará os idosos com 60 anos ou mais de idade, e trabalhadores da saúde. O período da primeira fase da campanha seguirá até 30/04.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, as doses estarão disponíveis das 08h às 17h, em 71 salas de vacinas de rotina e, das 08h às 16h, no Clube da Caixa Econômica Federal, na Avenida T-1, 1155, Quadra 53, Setor Bueno.

Segunda etapa

O segundo grupo prioritário é formado por crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes transporte permanentes, além das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, dentre outros. Essa segunda etapa de vacinação começará em 02/05 e será encerrada em 03 de junho.

O Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, pediu que a população se comprometa com a vacina da gripe e ressaltou os benefícios de tomar o imunizante.

“A imunização anual reduz as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza; com isso, diminui também o impacto sobre o sistema de saúde, em especial, neste momento de pandemia que ainda estamos vivendo”, disse.

A Prefeitura de Goiânia informou que a vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a Influenza trivalente e que o imunizante é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A administração da Capital informou ainda que a meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo incluído nos grupos prioritários e que o dia D de mobilização nacional será dia 30 de abril.

Leia mais: