A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), irá instalar na próxima quinta-feira (18/03) bueiros com redes de filtragem de resíduos sólidos no Parque Areião. As unidades fazem parte de um projeto piloto da Amma para evitar a poluição dos lagos e nascentes dos parques com o lixo arrastado pela água das chuvas.

A estrutura dos bueiros inteligentes foi desenvolvida por servidores da Agência e confeccionada com chapas de metais reciclados. De acordo com a presidente da Amma, Zilma Campos Peixoto, além de garantir apenas a captação de águas pluviais pelo sistema de drenagem, a iniciativa facilita a manutenção e limpeza dos locais.

“O bueiro inteligente tem um cesto coletor que separa os resíduos sólidos da água, impedindo que esse lixo seja levado pela chuva até os cursos de água que existem nos parques”, explica. “E como esses resíduos já ficam acondicionados nos cestos, o bueiro inteligente facilita muito a limpeza e a retirada dos dejetos”, conta a presidente da Agência.

A instalação dos novos bueiros reduz entupimentos e alagamentos em função da quantidade de lixo acumulada nos bueiros comuns. Segundo o diretor de Áreas Verdes da Amma, Ormando Pires, a Agência pretende expandir a produção das unidades para instalação em todos os parques do município. “Este tipo de bueiros vem sendo cada vez mais utilizados em cidades da região Sudeste e Sul do país como uma alternativa para minimizar os efeitos da impermeabilização das cidades e agora nós adaptamos essa novidade para instalação aqui em Goiânia”, afirma.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia