Ação executada pela Comurg tem objetivo de diminuir impacto das chuvas (Foto: Luciano Magalhães) 

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) vai intensificar a limpeza dos córregos, poda e retirada de árvores, remoção de entulhos, capina, limpeza das sarjetas e coleta de lixo. De acordo com a Prefeiutura de Goiânia, será realizada uma série de serviços em áreas públicas para reduzir o impacto das chuvas. O objetivo da ação é prevenir entupimentos de bueiros e alagamentos. 

Segundo a Prefeitura, o lixo é a principal causa do entupimento dos bueiros, pois impedem o escoamento das águas pluviais. O Presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, disse que “nos dias chuvosos, principalmente com aquelas chuvas mais fortes, os sacos são carregados pela água e ficam parados nos bueiros”. Aristóteles argumentou que a Companhia mantém a coleta de lixo em dia, mas reiterou que a comunidade precisa se atentar ao dia e horário em que o caminhão coletor passa em seu bairro para colocar o saco de lixo  na lixeira. Ele diz ainda que é preciso que o saco seja bem amarrado e fique suspenso, para evitar que os resíduos se espalhem pelas vias. O presidente da Comurg também ressaltou que é importante separar o lixo orgânico do reciclável. 

A Prefeitura de Goiânia afirmou que a coleta de lixo doméstico na capital é dividida nos períodos diurno e noturno e segue um cronograma para cada bairro. Segundo o órgão administrativo, a coleta é feita em todo o perímetro urbano três vezes por semana e na região central todos os dias. A Comurg disponibiliza dois números para o cidadão entrar em contato e pedir mais informações sobre os dias e horários. São os telefones 3524 – 8555 do teleserviço ou WhastApp 98596-8555.

A Comurg também irá intensificar a limpeza de córregos. Para esta semana, os trabalhos estão previstos para os córregos Capim Puba, no setor Marechal Rondon, Vaca Brava e no Cascavel, na Vila Americano do Brasil. A poda e retirada de árvores será feita em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que emitirá laudo técnico atestando risco de quedas de árvore, nesses casos, a Comurg irá fazer a retirada. A maior preocupação da Companhia são os Jamelões, que por conta do fruto, causam acidentes.

A Prefeitura de Goiânia também informou que está trabalhando em parceria com a Defesa Civil, que enumerou os locais com maior incidência de alagamentos na capital. Também faz parte desta ação a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrura (Seinfra), que promoverá a limpeza dos bueiros.

*Com informações da Assessoria da Prefeitura de Goiânia