Aplicativo objetiva facilitar a vida de usuários do SUS (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia lançou nesta quarta-feira (11), o aplicativo “Saúde Fácil – Tenha o SUS em suas Mãos”. A plataforma irá possibilitar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), da capital goiana a opção de agendamento de consultas pelo aplicativo.

Conforme informado pela Prefeitura, a primeira fase irá permitir agendamento de consulta da Atenção Básica para as especialidades de clínico geral, ginecologia, pediatria e odontologia, além de pesquisa dos medicamentos distribuídos na rede pública municipal.

“Antes, o pessoal atendido pela Estratégia de Saúde da Família e outros pacientes tinham que ir pessoalmente fazer a marcação ou agendar pelo telefone, agora vai poder usar o celular quando quiser e onde estiver”, diz Fatima Mrué, Secretária Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).

O processo é bem simples: o usuário baixa o aplicativo, aceita os termos e condições de uso, cria a conta com CPF ou número do cartão SUS, preenche os dados como nome completo, nome da mãe e data de nascimento e, a partir daí, já poderá agendar as consultas. O usuário poderá escolher entre as unidades que possuem agendamento liberado, além da data, hora e o médico ou odontólogo disponíveis.

A nova ferramenta aumentará o aproveitamento de vagas, já que o usuário receberá notificações sobre o dia da consulta e, se não não puder comparecer, poderá cancelar com antecedência no próprio aplicativo. Tanto os serviços prestados nas unidades, como pelos profissionais, podem ser avaliados. “Também será possível verificar o histórico de consultas e procedimentos feitos pelo paciente e ainda avaliar todos os serviços prestados e os profissionais, o que deve nos ajudar a corrigir falhas e melhorar o sistema”, explica a secretária Fátima Mrué.

Outra possibilidade é que a busca por medicamentos distribuídos na rede também pode ser feita de forma fácil e rápida. É só inserir o nome do medicamento e o aplicativo localiza a unidade mais próxima onde há estoque do produto. O GPS ainda indica a rota que o usuário pode seguir para chegar até a unidade.

Consultas com especialistas continuam sendo agendadas pelo telefone 08006461560. O aplicativo foi desenvolvido pela própria equipe de Tecnologia de Informação (TI) da secretaria. “Numa próxima etapa, outros serviços também poderão ser feitos pelo aplicativo, como agendamento de consultas com especialistas e marcação de exames”, explica Danilo Noleto, gerente de TI da SMS. Segundo a equipe de TI, o tempo máximo para conseguir agendar uma consulta pelo telefone é de 30 minutos. Com o aplicativo, deve cair para 5 minutos.

Telas de transparência

Outra novidade apresentada hoje são as telas da transparência, disponíveis a órgãos de fiscalização e ao público. Pelo site goiania.go.gov.br, é possível acompanhar em tempo real a espera por leitos de UTI, por consultas especializadas e cirurgias eletivas, aquelas que não são de emergência. “A nossa intenção é deixar bem claro quantas vagas há, quantas pessoas estão na lista de espera, quantas estão na frente do paciente que faz a consulta, para que ele possa acompanhar e fiscalizar”, diz a superintendente de Regulação e Políticas Públicas da SMS, Andréia Alcântara.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/YKbkx8nq0yA” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}