A Prefeitura de Goiânia realizou um serviço denominado Projeto “Cata-treco”, e já está à disposição da população. O projeto trata da coleta de todo tipo de bem residencial que não é mais utilizado pelo proprietário, como fogão, sofá e computadores.

O Presidente da Comurg, Luciano de Castro, ressalta que mesmo os objetos que não tem utilização vão ser recolhidos, já que componentes como metais, madeira e plástico podem ser úteis.

Em entrevista à repórter Nathália Lima, o Presidente da Comurg destaca que a finalidade do projeto é que se facilite o descarte evitar que este tipo de resíduo se acumule na cidade.

“As pessoas jogavam este material em calçadas, praças, avenidas, beira de córregos”, aponta.

Em Goiânia, 320 toneladas de lixo são produzidas por ano, sendo que 1% é de eletrodomésticos e móveis usados, que acabam tendo o seu destino o aterro sanitário.

Estes itens recolhidos serão encaminhados a 12 cooperativas cadastradas pelo Programa Goiânia Coleta Seletiva, que vão ficar responsáveis por verificar o estado dos produtos e logo depois reaproveitá-los, vendê-los, ou doá-los.

Ao todo, três caminhões com as logomarcas identificadas do Programa Goiânia Coleta Seletiva e do Projeto “Cata-treco” vão fazer o transporte destes utensílios, no entanto a coleta não será regular, e deverá ser agendada pelo interessado por meio dos telefones: 3524 8555 ou pelo 0800 646 0156, e o material terá de ser descartado no horário marcado.