Para tentar reduzir a infestação do mosquito transmissor da dengue, o Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia realiza mais uma operação Cata Pneus. Cerca de 120 agentes estão envolvidos na ação.

O diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses, Edison Gomes, afirma que a prefeitura precisa intervir, para evitar que os pneus se transformem em criadouros do aedes aegypti. “Não era para o poder público fazer isto, pois existe um local específico para que as borracharias, empresas do ramo pneumático e cidadão comuns façam o descarte correto, que é o ecoponto. Mas infelizmente, eles preferem fazer o descarte em um lugar mais viável, como terrenos baldios, áreas verdes e debaixo de pontes”, lamenta.

Somente em 2014, esta é a quarta operação Cata Pneus feita pela prefeitura de Goiânia. Nas três anteriores, os agentes de saúde recolheram 105 mil pneus. O diretor estima que ainda neste ano será necessário pelo menos mais uma ação de recolhimento.

Entre janeiro e outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 24 mil casos de dengue na Capital. A doença matou 18 pessoas em Goiânia.