Trindade é uma das cidades que têm levantado preocupação da Secretaria Estadual de Saúde por causa do aumento da taxa de transmissão de Covid-19. Na capital da fé, essa taxa está em 1,85. Ou seja, cada pessoa com Coronavírus pode transmitir para quase duas. O ideal é que esse índice fique abaixo de 1.
Em entrevista ao Sinal Aberto nesta manhã de segunda-feira (25), o prefeito da cidade disse avaliar ações para conter a expansão da Covid-19 no município e isso inclui adotar medidas de restrição.
“Tivemos um final de ano complicado devido às festas. Ontem, nossa equipe esteve nos bares, restaurantes e pesque e pague da cidade fazendo fiscalização. Fizemos visitas em todos os locais onde tinham aglomeração. Muitas pessoas não usavam máscaras e não havia disponibilização do álcool 70%. Identificamos os pontos críticos e caso seja necessário adotaremos medidas restritivas”, afirmou.
Ouça a entrevista completa:
Mardem informou que o relatório dessa fiscalização deve ficar pronto nesta manhã e a partir disso fará uma avaliação de quais ações o poder público deve tomar. Será levada em consideração também a taxa de ocupação de leitos de UTI. Trindade tem hoje 33 casos ativos da doença. 28 deles estão em isolamento domiciliar, um está na enfermaria e outros quatro estão na UTI.
O prefeito pontuou que 30% dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade são destinados aos pacientes de Goiânia e Goianira.
“Dentro dessas medidas, podemos determinar horários de fechamento de bares e restaurantes como ocorreu no ano passado e restringir a quantidade de pessoas nesses locais. A gente pede a conscientização das pessoas. Se for necessário, podemos determinar o fechamento. O nosso primeiro ponto é salvar vidas. Nossa equipe de fiscalização está mais atuante. A vacina chegou, mas a doença ainda está circulando”, explicou.
Mardem informou que a cidade tem um grande número de pessoas que utilizam o transporte coletivo para trabalhar em Goiânia e, que isso, também contribui para a alta taxa de transmissão.
VACINA
Trindade termina nesta terça-feira (26) a distribuição das vacinas Coronavac destinadas aos idosos que moram em abrigos e profissionais de saúde da linha de frente de enfrentamento. São mais de 3 mil pessoas dentro desse grupo prioritário. Todos os idosos institucionalizados serão vacinados, mas a imunização deve atingir apenas 30% dos profissionais de saúde. Trindade recebeu nessa primeira fase 1.250 doses de vacina.
Além disso, há mais de 2 mil idosos acima dos 70 anos que não estão nos abrigos. Para atingir essa população de risco e o restante dos trabalhadores de saúde, Mardem afirmou que são necessárias mais 2 mil doses.
Neste domingo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu 65,5 mil doses da vacina de Oxford / AstraZeneca. Por determinação do Ministério da saúde, essa novas doses são exclusivas aos trabalhadores de saúde, desde o médico ao vigilante. O prefeito de Trindade não soube dizer quantas dessas doses irão para o município, apesar de Caiado ter dito ontem que o carregamento e a distribuição já haviam sido autorizados.