O retorno às aulas presenciais em unidade de ensino infantil, eventos sociais e encontros religiosos em Goiânia estão autorizados. A prefeitura publicou nesta segunda-feira (19) decreto liberando a volta das atividades .

“Para o cumprimento do disposto neste Decreto deverão ser obedecidos os protocolos sanitários estabelecidos em Nota Técnica pela Secretaria Municipal de Saúde”, diz o documento.

De acordo com a nota técnica da SMS, o retorno das atividades presenciais deve ocorrer com capacidade máxima de 30% do estabelecimento, da faixa etária de 0 a 5 anos. Eventos como feiras, palestras, seminários, festas, assembleias, competições e campeonatos esportivos em ambiente escolar seguem proibidos.

Ainda segundo a nota, pais, responsáveis ou qualquer pessoa de fora não podem entrar na instituição de ensino, além de portadores de comorbidades ou que sejam considerados do grupo de risco da Covid-19.

Pessoas sintomáticas também não podem entrar na escola, e caso o aluno apresente sintomas durante a aula, ficará isolado em uma sala separada, isolada e segura até que os pais ou responsáveis possam buscá-lo. A orientação às famílias, nestes casos, será procurar uma unidade de saúde. O distanciamento a ser respeitado nos estabelecimentos é de 1,5 metro.

“As crianças devem lavar as mãos com água e sabão (caso não esteja disponível, usar álcool em gel 70%), conforme indicações da Anvisa, ao chegar e sair da escola, após cada aula, antes e após as refeições”, reforça a nota técnica.

Eventos

No caso dos eventos, a nota técnica enfatiza que o retomo das atividades deverá ser gradual, “iniciando com público menor, com capacidade de no máximo 50% dos espaços destinados a realização destes eventos ou 1 participante para cada 12 metros quadrados da área do espaço, limitada à capacidade máxima de 150 pessoas, e dever ser respeitado o horário de término de 1h da manhã.

Os locais deverão disponibilizar álcool em gel 70% na entrada e em pontos estratégicos para higienização e o uso de máscara é obrigatório, além da aferição de temperatura.

Eventos religiosos poderão ser realizados todo os dias, desde que fiquem observadas as regras de distanciamento social do decreto estadual e capacidade máxima de 50% de pessoas sentadas nos locais.

Cmeis

Nos Cmeis, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que só haverá retorno a partir de 9 de novembro, e que vai observar como se dará a volta das aulas nas instituições privadas.

Confira o decreto a seguir

Decreto 1850-2020

Confira a nota técnica a seguir

NOTA-TECNICA-No-06-2020-SUPVIG