O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), entregou nesta quinta-feira (23), a obra do novo terminal das Bandeiras. A solenidade de inauguração contou com a presença do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB). A estação das Bandeiras, juntamente com a Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, são os dois terminais de integração que já contam com o novo modelo para as estações de embarque e desembarque de Goiânia e região metropolitana.

O novo Terminal das Bandeiras possui três plataformas para embarque e desembarque, além de embarque solidário, bicicletário com 60 vagas, fraldário, sala de primeiros socorros, achados e perdidos e coleta seletiva. Para atender o usuário conforme as regras de acessibilidade, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) determinou que a plataforma e a porta do veículo ficassem no mesmo nível, colocando fim a uma barreira de acesso enfrentada pelo portador de mobilidade reduzida.

A nova estrutura oferece iluminação especial e sistema de monitoramento e segurança que será feito por 74 câmeras. Até o momento foram instaladas 37. A venda de bilhetes funcionará por meio de duas bilheterias com dez guichês protegidos por vidros à prova de bala, e por quatro bilheterias de venda embarcada voltadas para aquele usuário que utilizar linhas que desembarcam no terminal e não possuir Sit-pass. Além disso, em breve, a estação oferecerá uma área de convivência com serviços básicos para o passageiro, como lanchonete e farmácia.

Ao todo, 23 linhas das áreas Sul e Oeste da RMTC (regiões Oeste e Sudoeste da capital) passam pelo Terminal. Por dia, são mais de 63 mil pessoas e 2,1 mil viagens. Com a reforma a capacidade do local amplia-se para 80 mil pessoas em dias úteis. A operação dos veículos terá início na madrugada desta sexta-feira, 24, véspera de natal, a partir das 5 h da manhã.