O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), anunciou em 1ª mão, em entrevista à RÁDIO 730 que entrega nesta quinta-feira, 23, às 17 h, o novo terminal das Bandeiras. A estação é uma das maiores de Goiânia com fluxo diário atual de 63 mil pessoas, podendo, com a nova estrutura, atender até 80 mil passageiros das regiões Oeste e Sudoeste.

 

A construção do novo terminal foi iniciada em janeiro desse ano e atende o padrão de qualidade, em estrutura e serviços, estipulado pelo edital de licitação do transporte.

O terminal conta com três plataformas de embarque e desembarque, sendo uma delas dupla. Cada plataforma tem 127,5 metros de comprimento. Para atender o usuário conforme as regras de acessibilidade, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) determinou que a plataforma e a porta do veículo ficassem no mesmo nível, colocando fim a uma barreira de acesso ao veículo enfrentada pelo portador de mobilidade reduzida. A nova estação passa a funcionar no dia 24, a partir das 5 h.

Estrutura

O novo terminal possui iluminação especial e também sistema de monitoramento que será feito por 74 câmeras. Até o momento foram instaladas 37. A venda de bilhetes será feita por duas bilheterias com dez guichês protegidos por vidros a prova de bala. Quem entrar no ônibus em linhas que desembarcam no terminal e não possuir Sit-pass poderá adquirir o bilhete em quatro bilheterias de venda embarcada, também disponibilizadas na entrada da estação.

Além disso, o usuário contará com bicicletário com 70 vagas e, em breve, com uma área de convivência que oferecerá serviços básicos para o passageiro, como lanchonete e farmácia.

A obra do novo terminal das Bandeiras custou R$ 10.132,00 milhões e ocupa uma área de 17.500 metros quadrados. Para oferecer esse novo modelo de estação, a Prefeitura de Goiânia desapropriou uma área ao lado do antigo terminal de 2.750 metros quadrados.