O Departamento de Controle e Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) intensificou as ações de combate à raiva animal. Desde o dia 20 de março deste ano, foram identificados três animais com o vírus rábico, em diferentes setores da Capital. Diante dos casos, a secretaria trabalha para evitar a ocorrência de novos casos em animais e humanos. As ações envolvem força tarefa para vacinação de cães e gatos e orientações à população.
Até o final deste mês, a SMS manterá postos de vacinação contra a raiva para cães e gatos nos setores Sítio Recreio dos Ipês, Parque Anhanguera, Jardim Europa, Setor União, Parque Anhanguera II, Bairro Goiá, Jd. Novo Mundo e Jd. Guanabara. Além disso, as vacinas também estarão disponíveis no DVCZ até o dia 30 de abril, inclusive nos finais de semana e feriados. A vacinação é recomendada para animais com três meses ou mais de vida e também para aqueles que estão com a vacina antirrábica atrasada – última dose feita há mais de um ano.
Casos registrados
O primeiro caso foi registrado em um cão na região Oeste, no setor Solange Parque II. O cachorro não era vacinado e, possivelmente, foi agredido por um morcego doente, que estava caído no quintal da residência. Em apenas uma semana de atividades, foram vacinados, aproximadamente, 5 mil cães e gatos na região, em um raio de 2 km a partir do caso canino. Nos dias 3 e 9 de abril, outros dois casos foram confirmados em morcegos encontrados no bairro Parque Anhanguera II, região sudoeste, e no setor de Mansões Bernardo Sayão.
Orientações
Vacinar cães e gatos que não receberam a dose da vacina na campanha realizada no mês de setembro do ano passado;
Atentar para a presença de morcegos caídos ao solo; jamais deixar qualquer pessoa ou animal se aproximar do mesmo e notificar o caso, imediatamente, a Secretaria de Saúde, por meio da Central de Atendimento 156;
Em caso de agressão (mordedura, arranhadura) por qualquer animal, lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima;Informar o Departamento de Vigilância Sanitária a ocorrência de cães e gatos com sintomas da raiva (irritabilidade, falta de apetite, inquietude, fotossensibilidade, excesso de saliva e crise convulsiva);
Programação dos Postos de Vacinação
Informações Gerais: 3524-3125/3113/3131