Um mutirão de limpeza foi realizado neste final de semana no Parque Atheneu e no Jardim Mariliza. Nas duas primeiras semanas de 2013, foram registrados em Goiânia, quase três mil e quinhentos casos de Dengue. Estes setores são alguns que apresentam maior quantidade de casos da doença. As ruas destes bairros estavam cheias de entulhos e o mato estava bem alto, em praças e canteiros centrais das avenidas da região.

O prefeito da capital, Paulo Garcia, argumenta que a prefeitura tem procurado fazer a parte dela. Ele faz um apelo para que você cidadão possa colaborar com as ações de combate a Dengue. “Este é um trabalho de toda sociedade, o poder público faz o que lhe cabe, mas é importante que toda a sociedade esteja atenta para condicionamento adequado dos seus resíduos, lixo, que não permita que na sua residência nós tenhamos locais de infestação, de replicação do vetor”, explicou.

O presidente da Comurg, Paulo de Tarso, explica que ação se trata de um processo de continuidade de outras forças tarefas que foram feitas em outros pontos de Goiânia. “Aqui é um dos lugares que nós tínhamos colocado como prioritários. A Secretaria da Saúde por conta da proliferação do mosquito, que nós estamos em um momento dificultoso por causa das chuvas pediu que nós fizéssemos essa força-tarefa com ela aqui”, informou.

A ação para limpar o Parque Atheneu e Jardim Mariliza fez parte do início da campanha Goiânia Unida Contra a Dengue, como destaca o chefe do departamento em vigilância e saúde ambiental, Luiz Elias Camargo. “É uma região que trouxe uma preocupação grande e neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde lançando a campanha Goiânia Unida Contra a Dengue, estamos unidos fazendo todas as atividades juntamente com a Comurg, Secretaria de Obras no sentido de tirarmos todos os criadouros possíveis”, salientou.

Das amostras coletadas em Goiânia, 71% são do tipo 4 e 29% do tipo 1. Além do mutirão da limpeza, a prefeitura ainda aumentou o quantitativo de profissionais de saúde nos CAIS e CIAMS de Goiânia para atender as pessoas que estão contraindo Dengue na cidade. A recomendação é que caso alguém comece a sentir sintomas da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde.