A Prefeitura de Goiânia lançou oficialmente as obras da Área Azul, em Campinas com o objetivo democratizar o uso de vagas de estacionamento por meio da rotatividade. A implantação da Área Azul também pretende colaborar para a organização do trânsito no local, para dar mobilidade e fluidez aos veículos.

Em Campinas, a cobrança será feita entre as Avenidas Anhanguera e 24 de outubro, desde a Rua Senador Jaime até a Avenida José Hermano. A sinalização deve ser finalizada até o fim deste mês e os cartões já serão vendidos em setembro, mas em caráter educativo. As multas serão dadas a partir de outubro.

A secretária municipal de Trânsito, Patrícia Veras, explica o que ainda precisa ser feito para que a Área Azul seja efetivada em Campinas. “A implantação da área azul acontecerá assim que terminarmos a sinalização, mas também vamos revitalizar as faixas de pedestre e demais itens de sinalização,” diz.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, do PT, valoriza a implantação da área azul e explica que o sistema de parquímetro também é analisado pela prefeitura e deve ser alvo de licitação. “Essa é uma demanda antiga. Nós fizemos recentemente um trabalho junto com o Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Goiânia e a primeira pauta foi a implantação do estacionamento rotativo,” lembra.

De acordo com o prefeito esta é a primeira fase da implantação definitiva dos estacionamentos rotativos. “,Nós vamos começar por Campinas. Em breve iniciaremos a licitação do sistema de parquímetro,” adianta.

Além do projeto da Área Azul para Campinas, a Secretaria Municipal de Trânsito realiza estudo técnico para a expansão do estacionamento para outros 12 bairros Centro, Coimbra, Oeste, Aeroporto, Marista, Bueno, Universitário, Norte Ferroviário, Ferroviário, Leste Vila Nova, Centro-Oeste e Sul.