A prefeitura de Goiânia lançou o Plano Municipal de Segurança e uma cartilha educativa, com o objetivo de melhorar a segurança e reduzir os índices de criminalidade na capital. O plano busca reestruturar a guarda municipal, para que ela atue em conjunto com as polícias civil e militar. Já a cartilha traz informações e recomendações contra o uso de drogas.
O secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, esteve presente no lançamento e afirma que o plano e a guarda podem auxiliar o trabalho, que é de responsabilidade constitucional do Estado, em Goiânia.
“Nós vemos com muito bons olhos. Em todos os lugares do mundo em que houve melhoria nos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança, houve uma participação muito grande dos municípios em políticas públicas e integração de ações”, define.
“Vamos fazer integração com a Polícia Civil e Militar. Com a chegada desse Plano, podemos fazer isso de maneira mais sistematizada”, emenda o comandante da guarda municipal, João Augusto França.
Os guardas municipais terão funções mais ostensivas e o prefeito, Paulo Garcia, afirma que esta é uma contribuição com o trabalho do governo estadual. “Não vamos promover interferência. Queremos nos colocar à disposição e fazer parceria. O município não pode se furtar a participar de projetos harmônicos e construtivos”.
O Plano Municipal de Segurança foi elaborado pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município.