Um decreto publicado nesta sexta-feira (4) libera festas de aniversário de casamentos em plena pandemia em Goianésia, município que fica a 177 quilômetros de Goiânia.

No decreto, o prefeito Renato de Castro permite a realização de aniversários e casamentos, desde que observados “protocolos e medidas de segurança presentes no Guia de Prevenção COVID-19 da Secretaria Municipal de Saúde”.

O documento permite ainda o funcionamento de cinemas e teatro. Nestes estabelecimentos, o decreto prevê a disponibilização de produtos para higienização de mãos e calçados, “preferencialmente álcool em gel 70%”.

Nos locais, as fileiras de cadeiras devem ser ocupadas de forma alternada, e as vendas de ingressos devem ser feitas, de preferência, online, para evitar aglomerações. Caso a comercialização seja física, deve ser respeitada a distância de um metro entre as pessoas na fila.

O decreto proíbe a entrada ou permanência de pessoas nestes estabelecimentos sem o uso de máscara.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a cidade conta com cerca de 2 mil casos de Covid-19 e 40 mortes. Segundos dados da SES-GO, a município está entre os 15 com mais casos de óbitos no Estado.

Confira o decreto a seguir

Decreto -8.427-2020 – Altera o Decreto Municipal nº 8.330, de 7 de julho de 2020, e dá outras providências