Por meio da Secretaria Municipal de Fiscalização, a prefeitura de Goiânia está notificando comerciantes e moradores da capital para que regularizem as calçadas dos estabelecimentos comerciais e casas.

Segundo, Alcione Peleja, todos os proprietários que forem flagrados com a calçada irregular serão notificados pela prefeitura para regularizar a calçada. “Damos prioridade as reclamações do telefone 156 (que o cidadão liga para reclamar), e também aos corredores de maior fluxo de veículos e de pessoas”.

Alcione explica qual é o padrão de construção de calçada em Goiânia. “Para fazer a calçada, a pessoa tem de se dirigir a Secretaria de Fiscalização, para que a gente passe a recomendação de como deve ser feito. Existe um padrão: o piso da calçada não pode ser escorregadio, não pode existir calçada integral e tem de ter uma inclinação de, no máximo, três por cento”.

O gerente de fiscalização de trânsito e transporte da Sefis esclarece que, apesar de existir a multa, a intenção da prefeitura não é autuar o infrator, mas sim fazer com que ele conserte a calçada, até para evitar possíveis acidentes.

Depois de receber a notificação, o proprietário tem até 30 dias para regularizar a situação.

*Com informações de Jerônimo Junio