Foto: Câmara de Vereadores de Goiânia
A prefeitura de Goiânia enviou um projeto de Lei à Câmara de Vereadores com a intenção de criar uma nova taxa municipal. Organizadores de eventos serão obrigados a pagar valores determinados, quando forem necessários trabalhos da Agência Municipal de Trânsito, (AMT) para alterar o tráfego na região onde o evento for realizado.
O projeto já foi aprovado em primeira votação no plenário da Câmara e também na Comissão Mista da Casa, e agora está na pauta para a última análise no Plenário. O relator foi o vereador Paulinho Graus (PDT), que elaborou parecer pela aprovação da matéria.
“A prefeitura desloca uma grande estrutura e, em troca, não tem nada. Os profissionais poderiam estar desenvolvendo outros projetos, em outros locais de Goiânia”, questiona o parlamentar.
As taxas poderão variar de R$ 64,63 até R$ 3.230,88, dependendo da estimativa de público de cada evento.
Paulinho Graus justifica a criação de uma nova taxa municipal, já que a manutenção da ordem é uma obrigação da administração.
Já o vereador Simeyzon Silveira (PSC), é contrário ao projeto. Ele espera que, pelo menos, a nova arrecadação da prefeitura seja revertida para a captação de novos grandes eventos para a cidade.
“Já temos uma carga tributária extremamente agressiva e vou trabalhar contra esse projeto. Mas também já estou com uma emenda pronta, caso a gente não consiga derrubar, para que parte desse recurso seja destinado a atração de eventos”.