A prefeitura de Goiânia realiza mais uma força tarefa para tentar conter o avanço do numero de casos da dengue. A ação é na região noroeste, que contabiliza quase cinco mil casos da doença.

Segundo a diretora de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Goiânia, Flúvia Amorim, que a capital ainda vive uma epidemia da doença. “Ainda estamos em situação de epidemia. O que os dados mostraram foi que houve uma ligeira redução, mas para confirmar que houve uma redução real, precisamos de uma diminuição por quatro semanas consecutivas. Para considerarmos fora de epidemia, os nossos dados precisam ficar abaixo do limite de alerta, que é de 600 casos por semana”.

O último boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde, aponta que já são mais de trinta mil casos da doença só na capital, como afirma Flúvia Amorim. “Estamos com 33 mil e 98 casos notificados até o momento. Esses casos estão passando por um processo de investigação e análise para saber quantos serão descartados e quantos serão confirmados. Historicamente nós confirmamos de 80, 90% dos casos. No ano passado tivemos 29 mil casos. Buscamos mobilizar o cidadão para que cada faça sua parte. Temos de ter esse cuidado o ano inteiro”.

O presidente da Comurg, Ormando José Pires Junior, reafirma a necessidade da cooperação da população no combate ao foco do mosquito Aedes Aegipty. “Não haverá repercussão positiva da forma que almejamos se não houver participação efetiva da população. O trabalho que fizemos é de extrema importância, mas se fizermos o trabalho de limpeza e não houver o apoio da população mantendo esses espaços limpos, nós não conseguiremos o nosso objetivo maior que é acabar de uma vez por todas com a dengue”.

*Com informações de Jerônimo Junio