Até a próxima sexta-feira (12), o departamento de Vigilância em Saúde Ambiental realiza a operação Cata Pneus. A atividade tem como objetivo retirar o maior número possível de pneus descartados pela população em diversos pontos da cidade. O risco é que os materiais podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Luiz Elias Camargo, por semana a Comurg coleta na cidade cerca de três a quatro mil pneus. Luiz Elias afirma que boa parte dos pneus encontrados pelas ruas, é descartada por donos de borracharias. “Eles sabem para onde tem que encaminhar os pneus, no Parque Oeste Industrial, mas ficam com preguiça e descartam em lugares indevidos. Nós e a polícia estamos atentos. Normalmente o descarte é feito de madrugada,” afirma.
Este ano, em Goiânia, já foram contabilizados mais de 42 mil casos de dengue. Luiz Elias Camargo destaca que ações como esta de coletar pneus tem resultado na diminuição do índice de infestação da dengue na capital. “Diminuiu bastante graças a essas ações que fizemos nos últimos 45 dias. A cada semana, o número de casos de dengue tem diminuído. A quantidade de mosquitos também tem caído,” comemora.
O responsável pelo órgão, espera que os índices continuem caindo, para isto pede que a população continue colaborando.
Nesta ação estão trabalhando 90 agentes de combate a endemias com o apoio de uma carreta, quatro caminhões e 28 pick-ups. Os pneus recolhidos serão encaminhados para a Praça do Trabalhador e haverá uma carreta que fará o transporte para o ponto de uma empresa onde os pneus serão picados. O cidadão que desejar descartar pneus até a próxima sexta-feira poderá deixar o material na Praça do Trabalhador.