(Foto: Divulgação)

Foram inauguradas seis novas salas modulares em Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia. Foram quatro no CMEI Atheneu Dom Bosco, no Parque Atheneu, o equivalente a 80 novas vagas e outras duas no CMEI do Jardim Mariliza, com 40 novas vagas. Os dois bairros estão situados na região sudeste da capital.

Segundo a prefeitura, as vagas são para alunos de dois e três anos de idade. A Prefeitura tem sofrido críticas, principalmente de vereadores de oposição, quanto a instalação de salas modulares, pelo custo do contrato de 69 unidades no valor de R$ 5, 6 milhões e quanto a durabilidade da estrutura. O secretário de Educação, Marcelo Ferreira da Costa, rebateu as críticas e disse que a opção por salas modulares atende a uma necessidade da cidade e ajuda a reduzir déficit que hoje gira em torno de 4 a 5 mil vagas.

“O critério principal é a velocidade, a prefeitura não tem interesse em ganhar dinheiro, na verdade nós temos que trabalhar com economicidade, mas com praticidade, é preciso que nós tenhamos as vagas disponíveis, uma construção, como todos sabem, as construções de alvenaria, apesar de muito boas, demoram muito, na medida que nós vamos avançando com essas construções, nós temos que dar outras soluções possíveis” afirmou. “Na experiência que a gente tem observado, já existem salas dessas com mais de seis anos de uso e em perfeitas condições, quanto mais possibilidades nós criarmos menos crianças estarão fora da escola” completou.

O prefeito Iris Rezende relata que ainda na gestão dele pretende reduzir de forma considerável o déficit de vagas em Goiânia. “Nós queremos zerar esses deficit” afirmou. “Estamos trabalhando a proporção que as finanças vão melhorando, nós vamos adquirindo, vamos montando, por que esse processo é rápido”.

Segundo a secretaria municipal de Educação, atualmente, o Cmei Atheneu Dom Bosco atende 126 crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses, em tempo integral. Com a inauguração de quatro módulos, a unidade amplia o atendimento para 206 crianças. O Cmei Jardim Mariliza, recebe 85 alunos de 2 a 4 anos e 11 meses. Mediante a inauguração de duas salas modulares, a comunidade escolar consegue atender a 125 crianças, também em tempo integral.