Mais de 30 moradores de rua foram mortos em Goiânia desde agosto do ano passado. Nos meses março e abril ocorreram constantes discussões entre autoridades da prefeitura, do estado e do governo federal para resolução dos problemas envolvendo moradores de rua e colocar fim na onda de mortes. De lá pra cá providências foram tomadas. Na área de segurança traficantes que forneciam drogas para moradores de rua foram presos.

Segundo a Polícia Civil boa parte dos crimes envolvendo moradores de rua está relacionada com a cobrança de dívidas de entorpecentes. A PM procurou reforçar o policiamento em áreas consideradas complicadas. O governo federal concretamente ainda não realizou nenhuma ação efetiva. Já a prefeitura de Goiânia criou um comitê para orientar sobre a forma de agir e conseguir recursos. Outra atribuição será de conhecer a situação dos moradores de rua e avaliar as políticas públicas implantadas.

A secretária Municipal de Assistência Social, Maristela Alencar, relata que a estrutura física de atendimento da SEMAS está passando por melhorias. “Foi feito um trabalho tanto de infraestrutura na nossa casa de acolhida, onde está terminando a reforma para atender melhor esse púbico. Nós também aderimos ao Plano Nacional para Situação de Rua. Foi criado o Comitê Intersetorial. Agora este comitê vai começar a elaborar as polícas públicas começando por um censo,” aponta.

Durante a onda de mortes de moradores de rua, a Secretaria recebeu várias críticas relacionadas a estrutura de abordagem. Nos últimos dias, a Prefeitura de Goiânia convocou 170 Educadores Sociais, que irão compor o quadro de funcionários da Semas. O Educador Social é um profissional que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste profissional é de refletir e construir novos objetivos de vida. A secretária Maristela Alencar aponta que será grande o ganho destes novos funcionários. “Com 172 profissionais preparados, com certeza, o trabalho vai melhorar e muito. Eles podem ser acionados via creas ou pelo fone 0800 621177,” garante.

Os profissionais foram aprovados no último concurso público da Administração Direta e Autarquias. Os convocados têm 30 dias para apresentar a documentação exigida na divisão de protocolo/DPA que está situada no Paço Municipal e outros 30 dias para tomar posse. Lista de documentos exigidos em edital está disponível no site www.goiania.go.gov.br.