Árvores de jamelões no canteiro central da Avenida Fued José Sebba (Foto: Google Street View)

Com o objetivo de evitar acidentes de trânsito e outros problemas ocasionados pela liberação do óleo produzido pelas frutas dos jamelões, a Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana a substituição das árvores condenadas na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. A ação é executada pela Comurg e acompanhada pelos engenheiros e biólogos da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Foram retirados 21 exemplares na noite desta quarta-feira (10) e os outros 21 estão sendo extirpados nesta quinta-feira (11).

De acordo com a prefeitura, há 148 árvores na avenida, e 42 estavam em estado fitossanitário comprometido, conforme vistoria técnica realizada pela gerência de arborização da Amma. Para minimizar o dano ambiental, mudas de espécies adequadas para o paisagismo urbano serão plantadas no local. Quando atingirem o tamanho ideal, os demais jamelões serão removidos.

A ação conta com uma força-tarefa da Comurg para promover o corte e a retirada das galhadas em um curto prazo. Durante a retirada, meia pista da avenida é interditada. 

A medida faz parte de um plano preventivo da Comurg e Amma para substituição gradativa de todos jamelões da cidade. Levantamento aponta que na capital há 54 vias com a espécie, uma média de 13 mil árvores, plantadas há mais de 20 anos em locais como os corredores das avenidas de setores como Jardim Guanabara, Jardim Presidente, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Jardim Novo Mundo, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Pedroso, Jardim Curitiba, Jardim Liberdade, dentre outros.

A substituição ocorrerá respeitando a necessidade de fazer o plantio de outras espécies nos locais. Mais de 20 tipos foram pré- selecionadas e estão nos viveiros municipais aguardando o início das chuvas para serem plantadas, respeitando as características de cada região.