A Prefeitura de Goiânia voltou a fazer a vigilância contra focos de dengue em imóveis abandonados da capital. O serviço é realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação busca prevenir para diminuir os números de casos da doença em Goiânia, mesmo com a chegada das chuvas. O Diretor do Departamento, Luis Elias, explica ao repórter Rubens Salomão que o órgão utiliza os agentes de endemias para fazer a fiscalização interna dos imóveis, e o controle do mosquito adulto, além da Polícia Militar, para dar segurança aos agentes e ao proprietário do imóvel.

Na primeira parte da vigilância, que ocorreu de janeiro a junho deste ano, foram visitados 161 imóveis abandonados. Nesta fase, serão fiscalizados 15 locais e todos os que foram vistos no início do ano, serão revisitados.

Luis Elias afirma que não existe a possibilidade de multar os proprietários destes imóveis e, por isso, as equipes devem manter o trabalho.

“O problema é que nestes imóveis, nós não temos como localizar o proprietário. Para se fazer qualquer autuação, tem que notificar primeiro, dar tempo para que a pessoa corrija o erro, e como não há maneiras de notificar, os imóveis são considerados fechados e abandonados”, explica.

O Diretor relembra os cuidados que a população deve ter em casa, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, como não deixar caixa d’água sem tampa, verificar as calhas, para ver se não tem acúmulo de folhas, verificar ralos, e não deixar nenhum utensílio que possa acumular água.