“O brinquedo que não tem laudo será fechado” afirmou novo presidente da Agetul
(Foto: Johann Germano / Sagres Online)
Depois de quase dois anos fechado, o Parque Mutirama será reaberto neste sábado (29). Desde quando a Prefeitura de Goiânia anunciou a reabertura da unidade, órgãos de controle como o Ministério Público de Goias (MPGO) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) fizeram questionamentos quanto a segurança do local.
Ministério Público
Às vésperas da reinauguração, o Ministério Público requisitou informações que atestem regularidade do centro de lazer para a abertura ao público. No despacho, assinado pela promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, ela cita a ação civil pública que impôs a Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul) a obrigação de realizar perícia em todos os brinquedos do Parque Mutirama e promovesse a devida manutenção para garantir a segurança dos frequentadores.
Já ao Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), o MP requisitou que informe sobre eventual apresentação da documentação necessária para reabertura do Parque Mutirama, se foi conferido alvará de funcionamento do local e realizada a perícia, afim de atestar a segurança e adequação do local para reabertura ao público.
Corpo de Bombeiros
O Coronel Fernando Caramaschi, assessor de comunicação da corporação afirmou que a prefeitura ainda não apresentou o certificado de conformidade. Segundo o Coronel, a vistoria aponta todas as exigências para documentação, responsabilidade técnica, elétrica e mecânica e o laudo de funcionamento, mas que até o momento essa documentação não foi entregue.
“Se ele abrir [Parque Mutirama], ele vai abrir sem a certificação do Corpo de Bombeiros. Ele não tem o certificado de conformidade da nossa instituição, então estará à margem da legislação, é necessário que sejam feitas as adequações e que a gente emita esse certificado para que [o parque] funcione dentro da legislação” afirmou. “Caso ele abra, nós vamos abrir um procedimento em virtude de não cumprimento da normativa”, completou.
Caramaschi explica que todos os brinquedos possuem um laudo separado e que a responsabilidade da vistoria é do engenheiro responsável. Por meio de assessoria de imprensa, o presidente do CREA-GO, o engenheiro Francisco Almeida, disse que está aguardando o envio de documentos e só depois vai se pronunciar sobre o assunto.
OAB Goiás
A Comissão de Obras Públicas Paradas e Inacabadas da OAB Goiás pediu informações sobre a reabertura do Parque Mutirama para Prefeitura de Goiânia. O presidente da comissão, Amarildo Filho, explica que entre as informações solicitadas estão a apresentação dos engenheiros e empresas responsáveis pela reforma dos brinquedos, além disso, os alvarás necessários para reabertura do parque.
“O prazo discutimos com o departamento jurídico da Agetul, eles informaram que até sexta-feira [dia 28] apresentariam a documentação dentro desse ofício” esclareceu. “Sugerimos que, caso a Prefeitura não apresente essa documentação, que eles suspendam a reabertura do parque”, revelou.
Agetul
Em entrevista exclusiva para Sagres 730, o novo presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul), Urias Júnior, afirmou que todos os brinquedos estão “praticamente” em estado de novos e que foram revisados e melhorados. Em relação à documentação, Urias disse que esteve com o CREA-GO e que foram estabelecidos prazos para entrega da documentação.
“Temos três empresas licitadas que estão fazendo essa reforma e esses laudos são fornecidos por essas empresas, portanto está aguardando chegar esses laudos para entregar o pacote”, confirmou. “Com o CREA, nós fizemos um acordo, o que estiver pronto hoje, nós vamos encaminhar e podemos encaminhar amanhã de manhã, mais alguns, caso fiquem para trás”.
O presidente disse que levará a documentação para o Ministério Público e que está à disposição para prestar contas à OAB-GO e aos órgãos responsáveis. “Não há possibilidade que o Mutirama abra sem que a documentação esteja 100%”, ressaltou. “O brinquedo que não tiver laudo não funcionará, temos certeza e garantia dessas empresas, que todos os laudos serão entregues hoje”.
Sobre a quantidade de brinquedos em funcionamento, Urias Junior revelou à Sagres que o Mutirama possui 22 brinquedos, desses, 17 estão faltando “pequenos detalhes” [para serem ajustados], e três outros brinquedos, que são a Montanha Russa, Splash e o Bicho da Ceda, estão sem laudos. Segundo o presidente, a Casa Fantasma e o Teleférico já estavam previstos que não reabririam.
Ouça a entrevista na íntegra:
{source}
<iframe width=”100%” height=”20″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/642846696&color=%23ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true”></iframe>
{/source}
Prefeito de Goiânia
Questionado pela reportagem da Sagres sobre o assunto, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), afirmou que respeita o posicionamento das instituições. Para ele, os órgãos estão cumprindo o seu papel, mas a reabertura do Mutirama está mantida.
“Eu entendo isso como responsabilidade desses órgãos, porque na verdade nós tivemos um acidente, mas eu já tive a oportunidade de conhecer todo o trabalho feito nesse período de dois anos, e posso dizer, está completando o Mutirama 50 anos, apenas um acidente e levou a prefeitura durante 2 anos a rever todos os brinquedos”, ressaltou. “A prefeitura levou dois anos a fazer esse reparo, atender essas exigencias, e o ministério público, o CREA, entenderam que aquilo ali é um centro de diversão de crianças e vamos reabrir agora no próximo sábado”, completou.