O Presidente da Agência Municipal de Obras (Amob) Iram Saraiva Júnior, afirmou que o órgão está com um programa de pavimentação sustentável e na recuperação de vias, por meio de um trabalho preventivo.

Segundo ele, durante todo ano, o trabalho de recapeamento asfáltico, tapa-buracos, limpeza de bocas-de-lobo, revestimento para ampliar a vida útil do pavimento vem sendo feito.

“O trabalho preventivo é sempre feito, mas infelizmente nós convivemos ainda com a falta de preocupação do lixo nas ruas, e com isso vai-se acumulando ao longo do tempo, e muitos bairros que receberam este tratamento por parte da Prefeitura, em pouco tempo, as bocas-de-lobo estão novamente entupidas”, argumenta.

Apesar dos problemas, o Presidente da Amob garante que Goiânia não vive as mesmas complicações que os grandes centros têm vivido. De acordo com ele, na capital goiana o enfoque do trabalho é dado sobre os pontos de estrangulamento.

Os pontos de estrangulamento citados estão na Rua 10, sobre a ponte do Córrego Botafogo, e que segundo o Presidente Iram Saraiva Júnior, está sendo corrigido com a construção do corredor universitário.

Além destes, no Setor Sul e Setor Central existem redes de captação de água antigas, insuficientes para a capacidade de receber toda a impermeabilidade do solo causada ao longo de vida da cidade.

“As redes que foram preparadas, e que foram ao longo do tempo sendo impermeabilizadas, o volume de água aumenta. Sobre a ponte, estamos triplicando a capacidade, e vamos fazer o mesmo na Rua 94”, aponta.

Também na Avenida Padre Wendel foram realizadas as mesmas ações quanto à construção de um bueiro. As próximas regiões serão no Jardim Guanabara e Santa Fé.

Questionado sobre os viadutos de Goiânia, o Presidente Iram Saraiva Júnior afirma que será publicado um edital do viaduto da Marginal Botafogo sobre a Rua 88 no mês de janeiro, além da licitação do viaduto sobre a BR-153, ligando o Jardim Goiás ao Jardim Novo Mundo, cirando um novo corredor de acesso, licitar a Avenida Engler e a Avenida Barbosa Rodrigues, e licitar a Marginal Capimpuba.

O Presidente da Amob ressalta que até o dia 2 de janeiro irão funcionar os telefones de atendimento da Agência, e logo depois o atendimento ficará exclusivamente na central 156.