A 18ª legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás começa os trabalhos nesta quinta-feira (19), às 15 horas. O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), diz que apesar da predominância da situação, espera bons debates no plenário.

“Se você analisar governo e oposição a diferença de forças é grande. Mas isto é tradicional. Os governos sempre tem maioria no parlamento. Agora isto não muda a qualidade dos debates”, afirma.

Ouça a entrevista completa de Helio de Sousa: {mp3}stories/2015/fevereiro/HELIO_DE_SOUSA__19_02{/mp3}

O deputado ressalta que a nova legislatura tem a oportunidade de ir além das defesas ou críticas ao governo. Ele pede que os colegas defendam bandeiras que estejam acima do embate entre oposição e situação.

 

Sede

Helio de Sousa diz que em breve a Assembleia deve fazer uma nova licitação para terminar as obras da nova sede, iniciadas em 2005. Segundo ele, os recursos serão oriundos do duodécimo que a Casa recebe mensalmente.

 

Cortes

O parlamentar projeta a redução de gastos do Poder. Alguns cargos comissionados serão cortados. Helio prefere não citar quantos. Segundo ele, o foco é montante economizado e não o número de cargos extintos.

 

Ajuda

Uma das novidades na nova legislatura deve ser a criação de um corpo auxiliar para ajudar os deputados a acompanharem as prestações de contas que são feitas à Assembleia, tanto por parte do governo como do Tribunal de Contas do Estado (TCE).