O juiz Adegmar José Ferreira, da 10ª Vara Criminal de Goiânia, expediu mandado de prisão contra o vereador Zander Fábio (PSL). Ele é réu em um processo que analisa esquema de corrupção na extinta Companhia de Obras e Habitação de Goiânia (Comob) e foi condenado a nove anos e seis meses de reclusão por peculato. A sentença prevê também a suspensão de direitos políticos e perda de mandato.
A decisão ainda prevê o cumprimento imediato de sentença proferida pelo mesmo juiz em dezembro do ano passado. Por isso, foram encaminhados ofícios ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e à Câmara de Goiânia para que sejam realizados, respectivamente, os procedimentos de suspensão dos direitos e da convocação do primeiro suplente de Zander.
Segundo o Juiz Adegmar José Ferreira, o processo já transitou em julgado e Zander não tem mais condições de recorrer. Ele pode, no entanto, tentar suspender os efeitos de sua condenação através de habeas corpus.
O presidente da Câmara Municipal, Anselmo Pereira (PSDB), conversou com o repórter Rubens Salomão e disse que a decisão ainda não foi oficializada. “A câmara não tem nenhum conhecimento desta notícia que não sei por meio de jornais. O presidente tem que se comunicado. A Câmara é uma casa de lei. Ela segue os ditames da lei. Se chegar a comunicação, nós vamos reunir a procuradoria e estudar o caso, uma vez que ele é um vereador que foi eleito com o voto popular,” analisa.
Outros vereadores informaram à 730 que Zander Fábio (PSL) estaria em viagem, mas não souberam dizer o destino.