(Foto: Reprodução)
Presidente da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC), o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB) disse nesta segunda-feira (18) à Rádio Sagres 730 que pretende se reunir o mais rápido possível com seus colegas prefeitos de Goiânia, Iris Rezende (MDB); de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) e de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD) para discutirem uma estratégia de ação para o transporte coletivo.
Darrot anunciou articulação da reunião logo após ser informado da aprovação pela Agência Goiana de Regulação na manhã desta segunda-feira do reajuste da tarifa de ônibus entre 7,2% a 7,5%, o que elevaria o preço de 4 reais para 4,25 reais ou 4,30, a depender do índice a ser aprovado pela CDTC.
Segundo Jânio, há ainda um trâmite para o resultado da reunião da AGR chegar até a CDTC. A agência encaminha a validação para a CMTC que depois envia-a à CDTC e só depois esta convoca a reunião de votação do reajuste. O prefeito de Trindade quer aproveitar esse tempo para discutir com os prefeitos uma ação conjunta para levantar a discussão sobre a gestão do sistema. Darrot disse à Sagres em 28 de fevereiro que o aumento de tarifa só será aprovado depois da reestruturação do sistema de transporte.
“Iris esteve com o governador Ronaldo Caiado [na sexta-feira] para discutir transporte. Iris, Mendanha, Divino e eu vamos conversar sobre isso, pois somos todos da CDTC”, disse. Ele avalia que o modelo do transporte é bom, pois reúne todas as partes envolvidos (Estado e prefeituras), mas acha que a gestão não é eficiente. “Precisamos de fiscalizar o serviço, pensar em criação de novas linhas, na qualidade do transporte”, afirmou.
O presidente da Metrobus, Paulo César Reis, disse também em entrevista à Sagres nesta segunda-feira que uma comissão formada por técnicos do governo e das prefeituras deve ser formada em greve para discutir um projeto alternativo ao transporte na Região Metropolitana.
O diretor-técnico da CMTC, Benjamim Kennedy, também em entrevista hoje à Sagres, defendeu que “institucionalmente”, o transporte da Grande Goiânia é o “melhor do país”, mas defende fortalecer a CDTC e a CMTC, que em sua opinião devem ser mais técnicos e menos políticos.