A Presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (24), em pronunciamento à rádio e televisão, a redução na tarifa de energia de, no mínimo 18% para os consumidores de baixa tensão (residenciais) e de até 32% para os de alta tensão (indústrias).

A CELG, através de nota oficial, comunica que os consumidores deverão perceber a redução nas tarifas apenas após um ciclo completo de cobrança, pois as leituras dos relógios são feitas em datas diferentes em cada unidade consumidora. A lei passa a vigorá a partir desta quarta-feira.

A redução da tarifa da energia está prevista na Lei 12.783, sancionada no último dia 14. Para chegar aos novos valores, o governo extingue alguns encargos como a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR) e diminui em 25% a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

O percentual que será reduzido ficará a cargo da Agência Nacional de Energia Elétrica, que definir os valores levando em considerado as peculiaridades de cada concessionária.