Entre as propostas relativas à educação de vários candidatos ao governo do Estado nas eleições deste ano está a Escola em Tempo Integral. Os três principais candidatos ao governo de Goiás apresentam a proposta durante a campanha, de forma diferenciada. Iris Rezende (PMDB) crê que é possível a ampliação para toda a rede estadual. “Só em Goiânia instituímos mais de 70 unidades. Em Goiás queremos instituir em todas as escolas estaduais, justamente para ocupar a criança com atividades e evitar a droga atingindo a nossa juventude, criando um ambiente favorável”, crê.

Essa é a mesma opinião do peessedebista Marconi Perillo: “Vamos adotar a partir de Goiânia e da região metropolitana, ampliando para todas as escolas do Estado”.

Já o candidato pelo PR, Vanderlan Cardoso afirma que dará continuidade ao projeto de implantação do governador Alcides Rodrigues, de forma gradativa. “Ele já colocou mais de 100 escolas nessa modalidade e vamos continuar reformando, ampliando, fazendo escola Padrão do Século XXI e implantando o Tempo Integral. Essa é a nossa meta”.

Atualmente, são 120 instituições com esta modalidade no Estado, com mais de 21 mil estudantes matriculados no Ensino Fundamental em 61 municípios. Para chegar à todo o Estado, é preciso abranger mais 1095 unidades com mais de 591 mil estudantes.

Desafio

No entanto, para a presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Lacy Guaraciaba, para viabilizar a proposta, é preciso uma ampla mudança, não só estrutural, mas na forma de ensino dos professores.

“A escola com uma infraestrutura adequada precisa contar com espaço para as diferentes atividades pedagógicas e educativas. Tudo isso tem ônus e tem manutenção”, alerta

“Atividades culturais e artístico-culturais, também tem ônus e é preciso contar com uma equipe multidisciplinar. Não basta contar apenas com o professor que trabalha as disciplinas convencionais”.

Para ela, esta implementação é um “desafio” e se não houver um programa sólido e consistente, pode gerar “frustração nos estudantes no poder público e nas famílias.