No que depender da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as viagens, principalmente para os carros de passeio, tendem a ficar mais seguras e tranquilas. Acontece que a PRF voltará a multar os caminhoneiros que não cumprirem a risca as normas da chamada “Lei do Descanso”, que determina aplicação da multa para aqueles que não cumprirem 30 minutos de descanso a cada quatro horas de viagem e a jornada de oito horas, desde que com 11 horas de descanso.

A medida estava suspensa desde o mês de Setembro de 2012, devido a fraca estrutura de atendimento aos motoristas. Mesmo assim, a PRF realizava a fiscalização, mas apenas orientando os motoristas para os cuidados necessários. Agora, a única alteração serão ao multas, que voltam a ativa.

Durante um semestre, foi realizado um mapeamento das estradas federais sobre as condições das paradas para os motoristas, se a infraestrutura atual era aceitável, e a avaliação foi positiva. A decisão agradou autoridades e também os representantes das empresas que estão associadas aos condutores, já que o índice de acidentes motivados por essa falta de atenção relacionada ao cansaço continua elevada.