Após a realização dos 6 jogos da abertura do Campeonato Goiano 2023, o balanço foi positivo. Foram assinalados 17 gols com uma média de 2,8 gols por partida. Não tivemos nenhum zero a zero, nem empate com gols. Quatro times mandantes venceram: Inhumas, Vila Nova, Iporá e Goiás. Crac e Atlético ganharam como visitantes.

Na primeira rodada foram aplicadas três goleadas: Vila Nova 3 x 0 Goiânia; Iporá 3 x 0 Morrinhos e Grêmio Anápolis 1 x 4 Atlético. Um jogo terminou com a diferença de 2 gols, Goianésia 1 x 3 Crac. Em duas partidas as vitórias aconteceram pelo placar mínimo: Inhumas 1 x 0 Anápolis e Goiás 1 x 0 Aparecidense.

 O público total da primeira rodada foi de 14.095 pagantes. O que dá uma média de 2.349 pessoas por jogo. O maior público foi registrado no Estádio Hailé Pinheiro na vitória do Verdão sobre a Aparecidense: 6.097 pessoas pagaram ingresso. O segundo jogo com maior número de pagantes foi Vila Nova e Goiânia: 3.773. Já o de menor público pagante foi Inhumas e Anápolis com apenas 489 pessoas.

Dos jogos que assisti por inteiro, o que mais gostei foi de Vila Nova 3 x 0 Goiânia. O técnico Claudinei Oliveira escalou um bom time com seis caras novas: Vanderlei, Marcelinho, Diego Renan, Rickson, Vinicius Leite e Lourenço. O esquema 4-3-3 funcionou bem. Marlone e Lourenço foram os destaques da goleada com uma boa apresentação e gols. Já o Goiânia mostrou muita fragilidade.

No jogo Goiás e Aparecidense foram dois tempos distintos. Na etapa inicial muita vontade e pouco futebol apresentado pelas duas equipes. Os goleiros Tadeu e Pedro Henrique não tiveram trabalho. No Verdão, o técnico Guto Ferreira promoveu a estreia de 7 jogadores: Edu, Sander, Willian Oliveira, Zé Ricardo, João Paulo, Fernandinho e Philippe. Com a exceção de Edu, Sander e Zé Ricardo, os demais estreantes não atuaram bem, especialmente Fernandinho e Philippe. No segundo tempo, com as entradas de Apodi, Marquinhos Gabriel e Nicolas o Goiás melhorou. Teve o controle da partida. Venceu pelo placar magro de 1 a 0 com gol do Apodi. A Aparecidense tem potencial para crescer e reagir na competição.

Atacante Philippe – Goiás x Aparecidense (Foto – Rosiron Rodrigues)

Em Anápolis, no Estádio Jonas Duarte, Grêmio Anápolis e Atlético fizeram um jogo de 5 gols, bola na trave e chances perdidas. O técnico Eduardo Souza manteve a base do ano passado com a introdução de 4 novatos: Pedro Paulo, Rodrigo Soares, Emerson e Igor Torres, que aproveitou bem a oportunidade. Assinalou 3 gols, um deles foi anulado devido a marcação de impedimento.  No primeiro tempo, o Dragão teve muitas oportunidades, mas a melhor delas foi do Grêmio Anápolis. Na etapa final, chances para os dois lados. O Rubro-Negro foi competente nas finalizações. Fechou o jogo com a maior goleada da primeira rodada.

Grêmio Anápolis 1×4 Atlético (Foto – Grêmio Anápolis)

Em Inhumas, o jogo foi equilibrado. O Anápolis melhor no primeiro tempo. Teve 3 chances para abrir o placar. Acertou uma bola na trave. Na etapa final, o técnico Gilberto Pereira usou todas as opções a que tinha direito do banco reservas e o garoto Thiaguinho no último minuto da partida deu a vitória para a Pantera avinhada.

Em Iporá, a zaga do Morrinhos falhou muito, principalmente no primeiro tempo. Iago e Henrique foram oportunistas. Fizeram o 2 a 0. No segundo tempo, com um belo gol de Du Gaia, o Lobo Guará fechou a goleada.

Em Goianésia, pelos melhores Momentos da partida, vi um Crac com muitas ações ofensivas. Contou ainda com duas falhas do goleiro Wallace do Azulão do Vale do São Patrício. Além do golaço do Janderson.

Depois deste balanço apresentado, digo que a primeira rodada do Goianão 2023 foi um belo cartão de visitas. Tomara que continue assim, numa crescente. Ainda faltam 74 jogos!