O primeiro dia da testagem ampliada na população para detectar os casos positivos de coronavírus na região Noroeste de Goiânia, começou na última terça-feira (11). Foram realizados 2.193 testes com a detecção de 351 casos positivos, o que equivale a 16% do total. As pessoas que testaram positivo passaram por atendimento médico no próprio local e agora serão acompanhadas pelo Telemedicina.

A testagem na região Noroeste será realizada até a próxima sexta-feira (14), das 8h às 17 horas, para moradores da região que não apresentam sintomas e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados do vírus.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo é identificar os casos positivos que não apresentam sintomas, isolar o paciente e quebrar, assim, a cadeia de transmissão da doença.  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), os testes estão sendo realizados em duas escolas. A Escola Municipal Stephânia Alves Bispo atende exclusivamente os pedestres e a Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, atende tanto pedestres como por drive thru.

Testagem

A SMS está utilizando o teste rápido de antígeno, realizado com haste flexível que colhe material no nariz, e consegue identificar se a pessoa está com o vírus e o resultado sai em 20 minutos.