NOVELA

No centro do que parece o enredo de uma longa novela política, que teve seus capítulos iniciados muito antes da venda de Cachoeira Dourada,  e que parecia ter tido fim com a federalização, a Celg voltou a ser tema de discussões acaloradas nas tribunas da Assembléia e outros ambientes políticos.

DECRETO

A nova polêmica tem tudo a ver com decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta semana que inclui a Celg Distribuição no Programa Nacional de Desestatização (PND).  Publicado no Diário Oficial da União ontem, o decreto é um novo passo para a privatização da companhia.  

SOLUÇÃO

Na Assembléia, entre concordâncias e discordâncias sobre a privatização, um ponto é consenso nas opiniões dos parlamentares: a Celg deve ser recuperada e a distribuição de energia no Estado deve cessar de ser dor de cabeça para o setor produtivo, e, principalmente para o cidadão.

FÓRUM

Avança no Legislativo projeto de criação do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético, que reúne 13 entidades, como o Ministério Público, a Universidade Federal, sindicatos e federações, dentre outras. A proposta é do deputado Simeyson Silveira do PSC, que acredita que o Fórum contribuirá com a discussão de temas relevantes como a recuperação da Celg.

CÓDIGO

A relação aos nomes dos deputados que vão compor o Conselho de Ética da Assembléia deve ser completada e apresentada só na semana que vem. Alguns partidos ainda não chegaram a um consenso sobre as indicações para as sete vagas da nova Comissão. Como já anotado nestas ENTRELINHAS, tem faltado também disposição dos deputados em participar do Conselho.

MISSÃO

Missão técnica da Secretaria do Tesouro Nacional cumpre hoje o segundo dia de compromissos na sede da Secretaria da Fazenda estadual, aqui em Goiânia. Os técnicos  avaliam o cumprimento de metas e compromissos do Ajuste Fiscal de 2014 e iniciam a negociação para o período 2015/2017.

REFORMA

A vereadora Cristina Lopes, do PSDB, apresenta na Câmara seu parecer de relatora contrário ao projeto a Reforma Administrativa da Prefeitura. Ela promete apontar as inconstitucionalidades que encontrou na matéria.