A pesquisa do Procon Goiás para o Dia dos Namorados apontou nesta segunda-feira (10) uma grande diferença de preços de um mesmo produto em lojas diferentes. Perfumes masculinos e femininos e celulares smartphones apresentaram uma disparidade de preços de mais de 70% de uma loja para outra. A informação é do Gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomas. Ele alerta o consumidor para checar a taxa de juros dos produtos à venda.

“A compra, quando feita parcelada, no carnê a incidência de juros gira em torno de 6,3%, o que representa 108% ao ano, além disso, existem outras despesas, como frete, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxas de cadastro, seguros, que somados à taxa de juros podem totalizar a 146% ao ano de encargos. É interessante que o consumidor evite o parcelamento em longo prazo, porque pode ser que até no natal ele ainda esteja pagando um presente do Dia dos Namorados”, explica.

Um perfume de 100 ml, por exemplo, foi encontrado com valores de R$ 219 e R$ 299, uma variação de quase 36%. Um celular smartphone estava ao menor preço de R$ 1.149,00 e maior preço de R$ 1.999,00, uma variação de 73,98%.O Procon Goiás também orienta para que o consumidor tenha paciência ao pesquisar os preços em outros estabelecimentos, comprando um presente que esteja de acordo com a capacidade de pagamento.


Dicas antes de comprar o presente:

  • Desconfie do parcelamento sem juros e faça uma pesquisa de preços em outros estabelecimentos para comprovar se o produto, de fato, está sendo vendido sem a cobrança de juros;
  • Atente não apenas à taxa de juros, mas principalmente ao Custo Efetivo Total onde estará incluso, em forma de percentual, todas as outras despesas que irão incidir sobre o produto como: seguro, IOF, taxa de cadastro etc;
  • Compare o valor do produto à vista com o montante final a pagar e veja se valerá a pena contratar essa dívida;
  • É importante que os produtos eletroeletrônicos sejam testados antes da compra. Se ao chegar em casa, constantar algum problema, o lojista não é obrigado a efetuar a troca;
  • De acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor, o produto, dentro do prazo da garantia, deverá ser encaminhado à assistência técnica, que terá um prazo de até 30 dias para resolver o problema;
  • É muito importante solicitar um documento com data em que o produto foi deixado na assistência. Passados 30 dias e o defeito não for sanado, você poderá solicitar um novo produto, a devolução do valor pago devidamente corrigido, ou ainda, caso queira ficar com o produto com defeito, poderá solicitar o abatimento proporcional do preço.