A Gerência de Pesquisa e Cálculo do Procon-Goiás realizou nesta semana um novo estudo sobre o comportamento do consumidor goianiense. O questionário foi composto por 11 perguntas divididas em três temas: controle do orçamento doméstico, postura do consumidor em relação ao crédito e nível de informação quanto aos produtos e serviços financeiros.
Sobre a questão da postura do consumidor em relação ao crédito, 48% dos entrevistados que possuem cartão de crédito quitam integralmente a fatura e não entram no crédito rotativo.
“Aparentemente seria um número até relevante. Só que se nós considerarmos os consumidores que sempre usam o crédito rotativo, ou seja, pagam uma parte e deixam o restante para o mês seguinte, somados com aqueles que de vez em quando utilizam, dá 52% dos consumidores ouvidos, e isso é muito ruim”, explicou o gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon-Goiás, Gleidson Tomaz, em entrevista à RÁDIO 730.
Gleidson destacou que a pesquisa mostrou uma mudança de comportamento do consumidor na hora de avaliar se é melhor comprar à vista ou financiado. Segundo o gerente, os consumidores estão mais preocupados com a diferença de valores dos dois modos de pagamento.
Controle do orçamento doméstico
O Procon-Goiás analisou que o número dos consumidores que sempre tem o hábito de controlar o orçamento doméstico caiu. No ano passado, a pesquisa registrou que 60% dos entrevistados se encaixava nesse perfil. O número atual é de 48%.
“O pior ainda, subiu de 3% para 15% o percentual de consumidores que não tem o hábito de controlar o orçamento. Mas assim, a boa notícia nesse caso é que 90% dos consumidores ouvidos na pesquisa, em caso de uma hipótese de estar bastante endividado, ele abriria mão de uma viagem, de uma compra de um outro produto, e utilizaria o 13º salário para quitar total ou parcialmente essa dívida”, comentou Gleidson Tomáz.
Nível de formação quanto a produtos e serviços financeiros
Quanto ao terceiro tema, a pesquisa registrou que a padronização da nomenclatura e a redução da quantidade das tarifas bancárias contribuíram para um melhor entendimento das tarifas cobradas em conta corrente.
“Dos consumidores ouvidos, 43% disseram que não tem mais dificuldades para entender esse lançamento em conta corrente. 41% às vezes encontram alguma dificuldade em algum item, e apenas 16% possuem essa dificuldade constantemente”, destacou o gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon-Goiás.