Foto: Divulgação 

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Goiânia, juntamente com o Procon Municipal, divulgou uma lista de preços dos produtos que costumam ser vendidos durante a Black Friday. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 a 22 de novembro em diferentes estabelecimentos da capital, e informa os preços de alguns produtos vendidos pelas lojas e sites.

A coleta de preços foi feita em 62 estabelecimentos comerciais e em 11 sites. Foram pesquisados cerca de 1.100 produtos em lojas no Centro de Goiânia, Setor Campinas e nos principais shoppings. Entre os itens pesquisados estão smartphone, televisão, micro-ondas, air fryer, geladeira, fogão, guarda roupa, sofá, máquina de lavar roupas, ventilador, liquidificador, eletrodomésticos e ar condicionado.

Para aplicar a pesquisa alguns critérios foram levados em conta pela Gerência de Cálculo e Pesquisa do Procon Goiânia, foram analisados a escolha aleatória de produtos em várias regiões da cidade, produtos de marca diferentes, modelos e valores para os pagamentos feitos à vista.

Foram coletados os preços promocionais para que o consumidor possa comparar e checar se o preço na Black Friday é realmente promocional. O intuito é estar atento ao histórico dos preços para evitar a chamada “metade do dobro”, quando as empresas participantes elevam os preços antes da promoção para reduzir, no dia do evento, para o valor real.

Para o superintendente do Procon Goiânia, Walter Silva, o consumidor deve tomar cuidado para não ser enganado por um desconto que, na verdade, vem após um aumento de preço. Ele recomenda que para fugir da prática da maquiagem de preços, popularmente apelidada de “Black Fraude”, aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los com “super descontos”, uma alternativa é utilizar a lista do Procon Municipal. 

O consumidor precisa ficar atento para não cair em nenhuma armadilha. É preciso ter atenção às ofertas, às condições de pagamento e ao prazo de entrega dos produtos para não ser vítima de nenhuma fraude. 

Sites para evitar na Black Friday

O Procon São Paulo possui uma lista com 307 sites fraudulentos que o consumidor deve evitar comprar. Para mais informações, acesse a página do Procon SP, sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite. 

Plantão Especial

Nesta sexta-feira (29) de Black Friday, o Procon Goiânia  realiza plantão especial de fiscalização dos direitos do consumidor. Para conferir se os vendedores estão cumprindo o valor prometido nas ofertas, equipes do órgão vão monitorar estabelecimentos físicos. Os produtos em oferta devem ter preço que represente, de fato, uma diferença do que é praticado normalmente.

O atendimento do Procon é exclusivo para residentes da Capital, que podem registrar reclamações pelo Telefone 3524-2942 e 3524-2335, ou pessoalmente, na Avenida Tocantins,191, Qd.17 Lt.27, Centro. Os consumidores são atendidos por ordem de chegada, das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.