Depois do fim da greve dos bancários, o Procon de Goiás realiza fiscalização nas agências de Goiânia para verificar se os direitos do consumidor estão sendo cumpridos. O principal fator observado é o tempo gasto para que o cliente seja atendido pelo caixa.

A legislação determina que o tempo máximo de espera na fila do banco é de vinte minutos. O gerente de fiscalização do PROCON, Antônio Gonçalves, explica como a lei é verificada nas agências bancárias.

“Quando o cliente chega na agência pega uma senha de entrada e com ela vai até o caixa quando for atendido. Neste momento deve conferir o horário e, se ultrapassar vinte minutos, pode levar a senha e fazer a denúncia no Procon. Essa é mesma ação feita pelo fiscal no momento de verificar o cumprimento pelo bancos”, destacou.

O gerente de fiscalização do Procon destaca que a multa as bancos pode chegar ao valor de seis milhões de reais e que o telefone para qualquer denúncia de desrespeito aos direitos do consumidor é o 151.

“O banco autuado tem uma multa que varia de R$ 400 a R$ 6 milhões, uma multa bastante pesada. Tem o trâmite deste procedimento e os prazos de recursos. Nós temos o telefone 151, que fica disponível para os consumidores procurarem, não só em questões sobre bancos, mas também outras questões em que se sentir lesado”, disse.