O Procon de Goiânia deu início nesta segunda-feira (1) a um trabalho de fiscalização nos bancos da Capital , o objetivo é o de fazer cumprir a lei que determina o tempo máximo que o cliente pode esperar nas filas. De acordo com a legislação municipal de 2006, determina que os clientes devem ser atendidos no máximo em 20 minutos nos dias normais e 30 minutos nas vésperas e depois de feriados.
Em Goiânia os fiscais estão percorrendo as agências, chegando de surpresa e conversando com os clientes. Só que apesar da lei existir há sete anos, muitos clientes de bancos não acreditam na sua eficácia, esse é o caso de Rafael Antônio de Souza, cliente de um banco da capital. “As vezes por achar que o órgão vai demorar, a gente acaba deixando a situação passar,” afirma.
Outro usuário Rogério Xavier Felipe, também acredita que os bancos não tem dado muita importância a lei. “O atendimento demora muito. A lei não está sendo cumprida,” diz.
O diretor geral do Procon Goiânia, Miguel Thiago, discorda dos clientes, ele defende a lei. “Não é verdade que os bancos deliberadamente desrespeitem a legislação. Quando a gente está na fila do banco, parece que o tempo passa mais rápido. Com a senha registrada, é mais fácil verificar,” revela.
O diretor geral do Procon Goiânia Miguel Thiago disse ainda que o cliente que se sentir prejudicado deve procurar o órgão. O cliente pode também procurar a justiça comum e entrar contra o banco solicitando uma indenização. A fiscalização nos bancos não tem data para terminar.
Ricardo Castro para a Rede Clube de Comunicação.