Foto: Reprodução/ Internet

Com a proximidade das comemorações da Semana Santa, época em que o consumo de pescados aumenta consideravelmente, o Procon Goiânia intensificou a fiscalização nas peixarias e supermercados da capital. Denominada ‘Operação Semana Santa’, a ação já apreendeu mais de uma tonelada de pescados impróprios para o consumo.Durante as abordagens foram encontradas irregularidades como produtos vencidos e embalagens sem as informações de data de fabricação, vencimento e procedência. 

A fiscalização já percorreu 40 estabelecimentos e notificou outros 10, que têm o prazo de 10 dias para apresentarem defesa junto ao órgão. Segundo o artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas poderão ser multadas com valores que variam entre R$ 640 e R$ 9 milhões.

Ações

Os produtos impróprios para o consumo foram retirados das prateleiras e serão descartadas no aterro sanitário. A ação percorrerá peixarias e supermercados da capital até o dia 26 de março. 

De acordo com o superintende do Procon Municipal, José Alicio de Mesquita, ações do tipo são permanentes e intensificadas em datas comemorativas, como por exemplo na Páscoa, Dia das Mães e Natal. ‘ O nosso trabalho serve como atestado de qualidade dos produtos, para garantir que tudo esteja dentro do padrão necessário para o consumidor’, afirma. O consumidor que constatar qualquer tipo de irregularidade ou suspeita nos produtos, pode procurar a sede do Procon Goiânia, localizada na Avenida Tocantins, número 191, no Setor Central, ou entrar em contato pelo telefone (62) 3524-2349.

Da prefeitura de Goiânia