Fiscalização foi realizada com antecedência e será feita também nesta sexta-feira (Foto: Divulgação) 

O Procon Municipal vai realizar plantão especial nesta sexta-feira (29) por causa da Black Friday. A ação será das 8 às 18 horas para fiscalizar os estabelecimentos comerciais, auxiliar o consumidor e receber reclamações e denúncias durante o tradicional dia de descontos no comércio.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, fiscais estarão nas lojas para conferir se as normas do Código de Defesa do Consumidor estão sendo cumpridas. O Plantão Black Friday vai fiscalizar também as ofertas e descontos de sites de vendas.

O Procon Municipal começou a fiscalização para a Black Friday há duas semanas, com o monitoramento de preços e construindo uma tabela para coibir fraude e propaganda enganosa. De acordo com o órgão, mais de 1000 produtos foram monitorados.

Descontos no comércio

A Black Friday é realizada anualmente na última sexta-feira de novembro. O dia é marcado por descontos em lojas e sites, mas nos últimos anos surgiram reclamações de fraudes e propagandas enganosas sobre os preços de produtos que deveriam estar mais baratos na data.

A ação do Procon Municipal foi realizada com antecedência para obter os preços antes da data e fazer a comparação, caso algum consumidor reclame do preço dos produtos. Segundo a Prefeitura da Capital, as empresas que colocarem preços maiores que os praticados antes das ofertas da Black Friday serem anunciadas poderão ser autuadas e multas podem ser aplicadas.

Denúncias e Orinetaçãoes

O consumidor que perceber qualquer irregularidade nos preços ou na qualidade dos produtos pode fazer denúncia ao Procon Municipal, por meio dos telefones (62) 3524-2942 e 3524-2335 ou na sede do órgão, que fica na Avenida Tocantins, 191, Qd.17, Lt.27, Setor Central. O atendimento é das 8h às 18 h.

O consumidor precisa estar atento e prestar atenção nos produtos e pesquisar os preços antes para conferir se fato houve o desconto. Confira abaixo 7 dicas do Procon Municipal para os consumidores na hora das compras.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Cuidado com os golpes virtuais.

3. Atenção com as compras online, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto. ⠀

4. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e se for a prazo deve ser mostrado o total.⠀⠀

5. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).⠀⠀⠀⠀⠀

6. Faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto.

7. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características.