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Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor – 15 de março – o Procon Goiás realiza diversas atividades direcionadas aos goianos. Nesta quarta-feira, dia 14, às 17 horas as imprensa será recebida no Procon-Goiás para esclarecimentos sobre o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O documento foi disponibilizado no site pelo órgão na terça-feira (13).

O cadastro consiste na listagem de todas as reclamações recebidas no ano passado (lista negra das empresas) e tem o objetivo de alertar os consumidores sobre a postura dos fornecedores, visando auxiliá-los na reflexão antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Por sua vez, a lista também auxilia os fornecedores, no sentido de melhorar a prestação de serviços e a imagem institucional no mercado consumerista.

Ainda nesta quarta-feira (14), será postada uma pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor goiano, também a partir das 17 horas, no www.procon.go.gov.br. O levantamento foi realizado do dia 1º a 12, quinta a segunda-feira, no Setor Central, no Araguaia Shopping, na Sede do Procon Goiás e nos postos de atendimento do Vapt Vupt, além das estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sendo entrevistados mais de 700 consumidores, os quais responderam a um questionário de avaliação acerca da idade, sexo, escolaridade e o comportamento na hora da compra e no pós-venda. O atendimento à imprensa será na quinta-feira (15).

Também dia 15, o Procon-Goiás receberá o secretário de Segurança Pública, Irapuã Costa Júnior, para conhecer a estrutura do órgão que atende as demandas dos consumidores. Ainda na tarde desta quinta-feira, será disponibilizada a pesquisa de preços de pescados, que poderá ajudar os consumidores nas compras para a Semana Santa. A publicação será a partir das 16 horas no site (www.procon.go.gov.br) e o atendimento à imprensa será na sexta-feira (16).

Na sequência das atividades, ainda no dia 15, o Procon Goiás instalará uma tenda de atendimento com uma unidade móvel, que ficará na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia. Os atendentes do Procon Goiás estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, orientar sobre as relações de consumo e registrar as reclamações. Os fiscais darão continuidade às fiscalizações, atendendo denúncias dos consumidores por meio de vários canais.

Com informações da Assessoria de Comunicação