O consumidor deve ficar mais atento. Só em 2013, 80 postos de combustíveis já foram autuados por vários tipos de infrações, dentre elas a falta de informação ao cliente.

A gerente de fiscalização do Procon Goiás, Aline Montalvão, orienta o consumidor na hora de abastecer o veículo. “O consumidor deve ficar bem atento aos preços expostos do lado de fora do posto, e ao abastecer, o consumidor deve fazer a menção sobre o tipo de combustível que ele quer, e verificar se o combustível realmente está sendo abastecido com o tipo pedido, para não ter nenhum tipo de problema na hora de pagar. Além disso, sempre pedir o cupom fiscal”, destaca.

De acordo com a gerente Aline Montalvão, caso o consumidor suspeitar da qualidade do combustível, é direito do cliente pedir com que o frentista faça um teste do produto.

Também é dever de todos os postos haver um informativo alertando o consumidor de qual combustível é mais vantajoso, o etanol ou a gasolina. Caso o etanol esteja em até 70% do preço da gasolina, este é preço o mais vantajoso ao consumidor.