O volante Cristian, herói do último domingo na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, pode ficar fora da reta final do Campeonato Paulista. A comemoração que o jogador fez, após marcar o gol decisivo no Pacaembu ameaça resultar numa punição pesada ao atleta do Timão.

Quando fez o gol da virada, aos 47 minutos do segundo tempo, Cristian correu na direção da pequena torcida do São Paulo, ergueu os dois braços e levantou os dois dedos médios. Logo depois, ele se dirigiu para os torcedores corintianos e repetiu o mesmo gesto, ao lado do zagueiro Jean. Mais tarde, no vestiário, ele se desculpou.


Nesta segunda-feira, o procurador do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SP) Antonio Meccia já requisitou imagens do jogo com o lance da comemoração.

– Solicitei as imagens do clássico em vídeo e fotos de jornais. Se ficar comprovado que ele correu na direção dos são-paulinos e fez aquilo para provocar, vamos apresentar a denúncia – disse Meccia à TV Globo.

Ou seja, Cristian ainda não foi denunciado. Mas pode ser. Caso seja apresentada a denúncia, o volante será citado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.

A pena, neste caso, varia de um a dez jogos. Porém, Cristian ainda poderia jogar no próximo domingo, na partida de volta contra o São Paulo. Como um eventual julgamento só ocorreria na próxima segunda-feira, uma possível suspensão o tiraria apenas das finais – contra Santos ou Palmeira.