O professor de geopolítica e comentarista do podcast Sagres Internacional, Norberto Salomão, analisou à Sagres 730 nesta quinta-feira (7), os episódios de violência por extremistas apoiadores de Donald Trump enquanto os parlamentares realizavam a sessão de ratificação da vitória de Joe Biden nas eleições. Para Norberto, o fato é preocupante e gera uma repercussão negativa para os EUA.

“Eu vejo que houve, de certa forma, uma derrota do discurso radical e extremado que Trump adotou, essa invasão intensificou uma aversão a esse tipo de postura”, apontou. “Internacionalmente a repercussão foi péssima, porque aquela que é considerada maior democracia do mundo, pelo menos assim se intitula, a gente viu realmente no chão naquele momento. A maior potência do mundo refém de um grupo de radicais incitados pelo presidente Trump”.

A confirmação dos votos do Colégio Eleitoral pelo Congresso era a última etapa processual antes da posse de Biden, que ocorrerá no próximo dia 20. No entanto, o ritual de transição pacífica de poder foi ameaçado quando extremistas interromperam a sessão.

“O Trump armou uma grande teatro, ele está atuando para o seu nicho de eleitores apostando em sua volta à presidência nas eleições de 2024. Ele está atuando claramente, lógico que ele sabe que não vai impedir a posse de Biden, mas é atuando para reafirmar essa prática que ele chama de patriota”, afirmou.

O professor de geopolítica e comentarista do Sagres Internacional, Norberto Salomão, também analisou o episódio no Sagres em Tom Maior. Confira a entrevista na íntegra.