Foi lançado na rede estadual de ensino de Goiás, o programa de combate ao bullying, que é qualquer tipo de intimidação, constrangimento, agressão física ou verbal, de forma insistente e contínua.
Os gestores, coordenadores pedagógicos, professores e demais servidores das unidades passarão por capacitação em um curso com quatro módulos. Nele serão levadas informações como: contextualizações históricas, os conceitos do bullying, ações de prevenção e mediação de conflitos.
De acordo com o secretário estadual de educação, Thiago Peixoto, o ponto fundamental da execução do programa é a redução da violência.
“Outro ponto é de qualidade da educação, porque o bullying não é simplesmente uma violência física, ele faz com que o aluno tenha problemas na escola com relação ao seu desempenho. Esse também é um dos focos prioritários, fazer com que nossos alunos não tenham problema nesse sentido”, relata.
Neste momento inicial após o lançamento do programa, a meta é de atender as escolas da capital, de Aparecida de Goiânia e do entorno de Brasília. Segundo a diretora da Escola Estadual Parque Amazônia, Denise Lino de Melo, o programa fará com que os alunos mudem a postura de comportamento, em respeito aos colegas.
“Atualmente, este é um assunto muito polêmico em que o adolescente está sempre envolvido. Ou ele pratica, ou ele sofre o bullying, a partir de apelidos, a partir de chacotas feitas dentro da sala ou até mesmo pela Internet. Acreditamos que este projeto vai atingir os nossos alunos, pois é diferente e inovador”, acredita.
Outra meta do programa é atender todas as escolas da rede estadual até o final deste ano. Os diretores das unidades deverão fazer pré-inscrição e cadastramento no site da Seduc: www.educacao.go.gov.br.