Paulo Freire recebeu o título de patrono da educação brasileira em 2012 (Foto: Bel Pedrosa) 

Foi enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) um projeto que cria a Medalha de Mérito Educacional Paulo Freire. A honraria objetiva reconhecer os cidadãos goianos que contribuem a favor da educação em Goiás.

O projeto de lei nº 5.571/19 é de autoria do deputado Antônio Gomide (PT). De acordo com o texto do projeto, a medalha seria entregue anualmente e recebeu o nome de Paulo Freire pela notoriedade que o educador possui no Brasil e o destaque internacional. O educador recebeu o título de patrono da educação brasileira em 2012.

O texto do parlamentar propõe como parâmetros para a análise dos nomes dos indicados e suas respectivas contribuição para receber a medalha a inovação do projeto, contribuição do desenvolvimento psicossocial dos professores, qualificação do profissional da educação, demonstração de melhoria na qualidade de vida do discente, estreitamento das relações entre a escola e a família, contribuição para a valorização da cidadania e dos direitos do cidadão.

A avaliação dos projetos deverá ser feita por uma banca formada por um representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), um representante da Secretaria da Educação de Goiás, um representante da Universidade Federal de Goiás (UFG), um representante da Universidade Estadual de Goiás (UEG), um representante dos trabalhadores em educação do estado de Goiás indicado pelo sindicato da categoria, um representante dos estudantes universitários e um representante dos estudantes secundaristas.

O projeto, que está na CCJ para ser relatado, define o dia 19 de setembro como a data para a entrega da medalha, que deverá ser realizada durante sessão solene na Assembleia Legislativa do estado de Goiás. O projeto de lei que cria a Medalha de Mérito Educacional Paulo Freire está aberto para votação do público na página Opine Cidadão, no site da Alego.