Pensando na saúde dos catadores de materiais recicláveis, principalmente os que estão organizados em cooperativas, o projeto de extensão Coopera Ambiental do Departamento de Enfermagem (DEnf) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) elaborou a cartilha “Cooperando Caminhos: guia de cuidados aos catadores”. O acesso ao material é gratuito e pode ser feito pela Internet.
O objetivo da cartilha é promover saúde entre catadores de materiais recicláveis, por meio da educação em saúde e de conhecimentos que possam trazer benefícios também para a segurança no trabalho desse grupo.
Dentre os temas tratados no material, a equipe do projeto destaca as orientações sobre uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), vacinação e como acessar os serviços públicos de saúde, uma vez que grande parte dos catadores desconhece os riscos aos quais estão expostos e não fazem uso de nenhum tipo de medida de proteção para esses riscos.
A ideia da cartilha surgiu da pesquisa de Iniciação Científica (IC) de Gustavo Magno, com orientação da professora do DEnf da UFScar, Silvia Uehara, que teve o objetivo de analisar as atividades em uma cooperativa de catadores da cidade de São Carlos. Diante dos resultados dessa pesquisa, originou-se o projeto de extensão para atender as demandas na saúde e na organização interna. Devido à pandemia, a ideia inicial de uma ação mais próxima das cooperativas e catadores foi adaptada para a produção da cartilha que aborda os temas levantados na pesquisa de IC.
Em entrevista à Sagres TV nesta segunda-feira (15), a professora Silvia Uehara, que coordena o projeto, reforça a preocupação com relação também às condições econômicas dos catadores, situação que se agravou devido à pandemia.
“Ano passado tivemos de mais de 50% de redução do volume de materiais recicláveis, e a renda deles é associada à quantidade que eles conseguem coletar. Então se você diminuiu, você diminui a renda deles. Então é inadmissível pensar que eles não estão contemplados dentro desse auxílio emergencial”, afirma.
Além do aspecto da saúde, que gera melhor qualidade de vida no trabalho, a cartilha também aborda temas que envolvem o funcionamento das cooperativas e a importância da atuação conjunta dos catadores para o sucesso desses empreendimentos, proporcionando um ambiente de trabalho com mais união.
A cartilha está disponível para download no Portal eduCapes ou pode ser acessada no Instagram do projeto de extensão.
Assista à entrevista a seguir no STM #226